Alimentos cultivados por agricultores familiares são servidos na merenda de Mogi
Uma boa alimentação faz toda a diferença na melhoria da qualidade de vida. E é com base nesta premissa que a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem buscado cada vez mais alimentos saudáveis para rede municipal de ensino. Em 2022, segundo afirma a gestão municipal, a cidade alcançou o maior índice da história de investimento […]
Reportagem de: O Diário
Uma boa alimentação faz toda a diferença na melhoria da qualidade de vida. E é com base nesta premissa que a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem buscado cada vez mais alimentos saudáveis para rede municipal de ensino. Em 2022, segundo afirma a gestão municipal, a cidade alcançou o maior índice da história de investimento na agricultura familiar na merenda escolar, repassando para os agricultores 64,05% do que foi recebido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para este ano, a previsão é que este número alcance os 70%.
Para conseguir alcançar o patamar do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação fez um planejamento e aumentou o número de produtos da agricultura familiar presentes no cardápio da rede municipal, indo de 14 em 2021, para 20 em 2022. E, então, dos R$ 7.303.608,40 repassados pelo PNAE, cerca de R$ 4.679.927,38 foram destinados à agricultura familiar.
Os produtos são alface crespa, abobrinha italiana, cenoura, beterraba, escarola, acelga, couve manteiga, couve-flor, salsa, repolho, chuchu, cebolinha, banana nanica, maçã nacional, inhame, batata doce, goiaba, caqui (Rama forte e Guiombo), tangerina Pokan e shimeji. Mogi, inclusive, é destaque nacional na produção deste tipo de cogumelo, rica fonte de proteína vegetal que pela primeira vez foi oferecida na rede municipal.
“Mogi das Cruzes é uma grande potência agrícola. Com muito planejamento e ouvindo os produtores de nossa cidade, ultrapassamos esta marca histórica de 64% de investimento. Não só oferecemos alimentos in natura e de alta qualidade para nossos alunos, como também potencializamos a agricultura local”, afirmou o prefeito Caio Cunha (PODE) sobre os ganhos do último ano.
O planejamento da pasta de Educação resultou em um grupo de trabalho focado em apoiar e potencializar os agricultores locais, que reuniu também representantes das secretarias municipais de Agricultura e Gestão. Então, para obter sucesso este ano, a Prefeitura tem dado sequência aos estudos e o trabalho intersetorial para a inclusão de novos itens e, assim, conseguir concretizar a ampliação do investimento.
Desenvolvido pela nutricionista responsável técnica do Departamento de Alimentação Escolar, o cardápio tem por base itens in natura e produtos minimamente processados, seguindo a Resolução do PNAE vigente de 6 de maio de 2020, além de ser balanceado e nutritivo, atendendo as necessidades nutricionais dos alunos.
A programação com os cardápios é enviada a todas as escolas no dia 20 do mês anterior em que será trabalhada. Existem em torno de nove tipos de cardápios diferentes, cada qual elaborado para atender a especificidade do segmento escolar que será atendido. A oferta da alimentação escolar é feita de acordo com o período que o aluno estuda. Nas escolas de integral e creches são oferecidas cinco refeições diárias, sendo café da manhã, colação, almoço, colação e jantar. No período parcial, para o aluno que estuda no período da manhã é servido café e almoço e, para quem estuda à tarde, é servido café da tarde e jantar.
O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) desenvolveu o Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE). Inicialmente, foram avaliados os alunos do Programa Escola de Tempo Integral. As últimas escolas foram aferidas em dezembro passado. No total, mais de 10 mil estudantes passaram pela avaliação. Agora, os dados estão sendo compilados. A ideia do projeto é identificar casos de obesidade e baixo peso.
A Secretaria de Educação defende que a merenda escolar é um dos pilares para uma melhora no perfil nutricional dos alunos, mas alerta que é imprescindível que a atividade física e o acompanhamento pediátrico estejam presentes, já que são diversos os fatores que podem levar a criança a ter diferentes perfis nutricionais.
Acesso a ‘território’ de sabores
Desde outubro de 2022, as escolas municipais contam com o projeto de Educação Nutricional “Horta: Território dos Sabores”. As diretrizes foram elaboradas pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) em conjunto com a Escola Ambiental/Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é levar ao conhecimento dos alunos as hortaliças oferecidas no cardápio escolar, além de incentivar a implantação de hortas e composteiras em escolas e creches.
Com o início do programa, as unidades escolares receberam folhetos informativos, que foram entregues aos alunos. Para auxiliar o trabalho em sala de aula, os professores receberam um material de alinhamento com as Orientações Didáticas para subsidiar as discussões e as atividades sobre o tema do projeto. O material foi elaborado pelo Deped em parceria com o DAE e traz as hortaliças consumidas pelos alunos na merenda escolar. Nele, é mostrada a importância da agricultura familiar que abastece não só as escolas e creches de Mogi, como também a região metropolitana de São Paulo.
Profissionais participaram de oficina com a técnica do Deped responsável pela Escola Ambiental, Angélica Lucas Bezerra, sobre compostagem e minhocário.
Gestores e profissionais das escolas municipais e creches subvencionadas, que participaram da dinâmica, tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de composteiras, as etapas do funcionamento, o ciclo dos resíduos orgânicos e a produção de biofertilizantes e seus benefícios. No final da formação, os participantes ouviram sobre a importância da compostagem para atenuar os impactos ambientais e potencializar a Educação Ambiental para a sustentabilidade – Agenda 2030.
Cenário nacional
Os investimentos que Mogi tem feito na merenda e nos produtos provenientes da agricultura familiar, seguem dando destaque à cidade no cenário nacional. Foi por conta disso que o município foi selecionado para participar do reality show “Merendeiras do Brasil”, no qual a Auxiliar de Desenvolvimento de Educação (ADE) Geralda de Oliveira Leite Silvano, a tia Gê, conquistou o 4º lugar.
A premiação foi entregue no auditório do Ministério da Educação, em Brasília, em junho de 2022. Nascida em Mogi das Cruzes, Geralda trabalha há 16 anos na Secretaria de Educação, destes 15 anos na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó.
“Para mim foi uma honra muito grande participar do reality, nem sei expressar o tamanho da minha gratidão. Não consigo nem mensurar a honra em representar Mogi, a cidade que eu amo, onde nasci e cresci e o mais incrível, representar o Estado inteiro”, disse ela na oportunidade, quando afirmou trabalhar por amor.