Diário Logo

O Diário Logo

O que esperar de um prefeito

Na hora que estamos diante de um discurso político de um candidato, é muito importante verificar o que é apenas palavrório de palanque

5 de maio de 2024

Porto Alegre | Gilvan Rocha - Agência Brasil

Reportagem de:

Nestes últimos dias vimos a imprensa cobrir os estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, Estado com cidades submersas, casas destruídas, mortos e desaparecidos nas inundações, inclusive com o rompimento de uma barragem que piorou a situação que já era muito ruim. Uma mobilização nacional teve início demonstrando a solidariedade do brasileiro.

Tragédias como essa realmente impactam as pessoas e mostram que as forças da natureza não devem ser desprezadas. Chuvas torrenciais acabam trazendo muita destruição, o que o litoral paulista também sofreu há pouco tempo atrás.

A calamidade que uma situação como essa do Rio Grande do Sul traz é de fato impressionante, e deve envolver, na sua solução, todas as esferas de governo.

Mas, também desperta no cidadão comum uma reflexão interessante, se pensarmos na nossa cidade, nossas casas e o quanto de fato uma boa escolha de prefeito pode significar a continuidade das mazelas ano a ano, ou o fim dos transtornos com enchentes e os seus prejuízos.

A partir deste raciocínio, na hora que estamos diante de um discurso político de um candidato, é muito importante verificar o que é apenas palavrório de palanque e o que é uma proposta séria com chance de virar realidade.

Não devemos nos impressionar com as maquiagens que costumeiramente acontecem em ano eleitoral municipal, pois inaugurações e assinaturas de contratos que não são realizações concretas devem ser desconsiderados, tanto quanto cuidar de um calçamento para apenas impressionar.  Isso é coisa do passado.

Se tem candidato à reeleição então, o pente fino deve ser maior. Será que todas as promessas de um governo diferente e participativo realmente aconteceram ?  Ou tivemos mais do mesmo ?

Voltando ao início do artigo, se as chuvas são obra da natureza, temos que olhar o que pode ser verdadeira obra de um prefeito para evitar danos por falta de atitude e trabalho pela coletividade. Temos que pensar bem o que esperar de um prefeito para que as desculpas não sejam apenas as chuvas.

“A natureza pode ser impiedosa, mas a inércia de um governante piora as coisas”
Veja Também