CPTM adotou duas explicações diferentes para justificar parada em Suzano
Nova previsão para o fim da estratégia é de, pelo menos, 30 dias; passageiros seguem relatando demoras e composições superlotadas
Mudanças ocorrerão a partir de sexta-feira (14/11) | Reprodução
Reportagem de: Fabricio Mello
De fevereiro até agora, o loop entre as estações Luz e Suzano, da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), tem sido o motivo de descontentamento de passageiros que utilizam as composições para vir até Mogi das Cruzes. Ao longo desse tempo, a operadora já adotou duas explicações diferentes para justificar a estratégia que, depois de ter seu fim adiado duas vezes na mesma semana, agora deve durar por, pelo menos, mais 30 dias.
Desde dezembro, nem todos os trens que saem da Luz para o Alto Tietê chegam à Estação Estudantes. A CPTM adotou a parada em Suzano. Ou sejam, para chegar a Mogi das Cruzes, o passageiro precisa descer em Suzano e aguardar a próxima composição.
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Em fevereiro, a CPTM explicou que a estratégia foi adotada para suprir a alta demanda enquanto a Linha 12-Safira passava por obras.
“A estratégia complementar adotada para minimizar os impactos da alta demanda durante a realização das obras de melhorias na Linha 12-Safira, ocorridas entre 26 de dezembro do ano passado e 13 de fevereiro de 2024, mostrou resultados favoráveis nas manobras operacionais, propiciando mais fluidez na circulação no trecho de maior movimento, entre Luz e Suzano, que representa 91,4% da demanda da linha.”
Entretanto, os passageiros não notaram os “resultados favoráveis” da estratégia. Ainda no mesmo mês, O Diário trouxe a reclamação de passageiros da Linha 11-Coral em relação ao loop à tona. O assunto também chegou a ser pauta de discussões na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, com vereadores alegando receber queixas constantes de usuários da composição.
A CPTM, então, anunciou o fim do loop Luz-Suzano para o início deste mês, no dia 8. Contudo, ao chegar na ocasião, a mudança foi adiada para o dia 10 – sem uma justificativa clara da razão por trás da mudança. Na nova data, a CPTM explicou que houve uma falha elétrica na estação Braz Cubas e, por isso, a mudança teria de ser adiada novamente.
Agora, a CPTM manteve o loop porque a estação Braz Cubas ainda passa por um processo de troca de equipamentos – com um novo transformador precisando ser instalado. Segundo a companhia, o serviço deve ser concluído em um prazo de 30 a 45 dias e, até lá, a estratégia com paradas na estação Suzano deve continuar.
Com o fim da estratégia cada vez mais distante, relatos de longos períodos de espera e de composições superlotadas estão se tornando constantes entre os usuários da Linha 11-Coral. No episódio da noite de ontem (17), a CPTM explicou que nenhuma das linhas sob sua responsabilidade apresentou problemas – ou seja, tudo estava “funcionando normalmente”.